Veja todos os detalhes sobre o cloro líquido (hipoclorito de sódio)
O hipoclorito de sódio, popularmente chamado de água sanitária ou cloro líquido, é utilizado para diversas finalidades. Com uma coloração levemente amarelada, possui um odor bastante característico. Ele também é utilizado nas piscinas, onde faz o papel de desinfetante.
Por isso, vamos mostrar abaixo tudo sobre o hipoclorito de sódio. Acompanhe e saiba como utilizá-lo adequadamente na sua piscina!
Produção e manuseio (manipulação)
Esse elemento é resultado da absorção do gás cloro em solução de hidróxido de sódio, estando esta em resfriamento. Todo o processo é feito em instalações industriais com a utilização de equipamentos específicos. Em relação ao manuseio, o hipoclorito de sódio demanda um cuidado especial. Isso porque, caso entre em contato com algum ácido, ele se torna tóxico.
Principais funções
São diversas as situações em que o hipoclorito de sódio pode ser útil. Ele serve, por exemplo, para clarear roupas, lavar legumes e frutas e limpar superfícies. Contudo, sua função mais importante está relacionada ao tratamento da água. Por ser um bom desinfetante no combate a agentes patogênicos, o hipoclorito de sódio é utilizado no tratamento da água de piscinas.
Nesse sentido, é importante destacar que esse elemento é muito instável. Dessa forma, fatores como a concentração e o pH influenciam na ação do hipoclorito de sódio. No caso da concentração, quanto maior for o nível, mais elevada também é a decomposição. Já em relação ao pH, este deve estar entre 9,5 e 10,5 para que o hipoclorito de sódio tenha uma boa estabilidade (porém, estes níveis não são adequados para a água das piscinas).
Vantagens e desvantagens
Especificamente no que diz respeito ao seu uso no tratamento da água, ele tem vantagens, mas também apresenta alguns aspectos negativos.
Principais pontos positivos
- Tem um custo baixo
- É um bom desinfetante
- Apresenta uma excelente solubilidade na água
Desvantagens
Um dos principais fatores negativos desse produto é a necessidade do seu uso em grandes quantidades, já que ele é composto em sua maior parte por água, de 85 a 90 por cento. Com isso, a estocagem e o manuseio são mais difíceis.
Outro ponto ruim é o fato de o hipoclorito de sódio ser líquido, o que pode gerar vazamentos e o contato direto com quem o estiver manuseando. Isso é um problema, pois esse elemento é prejudicial à pele e aos olhos. Outras desvantagens são:
- A compra e o armazenamento desse produto são alvo de fiscalizações
- Há uma diminuição do teor de cloro com o passar do tempo
- Ele gera cloraminas, substâncias produzidas pela reação do cloro com as impurezas da água
- Vale lembrar que as cloraminas são as responsáveis pela irritação nos olhos e pelo cheiro desagradável de cloro na água. Por isto, em piscinas tratadas com o cloro líquido é importante utilizar também o Ozônio, pois ele é capaz de combater as cloraminas e deixar a água realmente pura e livre de qualquer agente prejudicial à saúde dos banhistas.
A Q1 Ambiental é especialista no tratamento com Ozonio. Acesse o nosso site (http://www.q1a.com.br/) e confira todas as informações sobre esse método seguro e eficiente de cuidar da sua piscina!